segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

REGINA SILVEIRA - Sombras


REGINA SILVEIRA

Atividade de Artes 
Alunos do Fundamental I (4o. ano)


ATIVIDADE 1
Conhecer as obras da artista plástica contemporânea Regina Silveira, que relacionam pintura, escultura e instalação, utilizando como tema as SOMBRAS. Fazer com os alunos leitura e análise de imagens e vídeos da artista.

Regina Scalzilli Silveira (Porto Alegre - 1939)



"Mundus Admirabilis", obra de Regina Silveira, Porto Alegre em 2007.

Artista multimídia, gravadora, pintora e professora. Interessa-se pela subversão dos sistemas de perspectiva. Tem um conjunto de trabalhos cuja característica comum é a representação de sombras criadas com base em distorções projetivas inventadas, nas quais o elemento causador não está presente. Faz uso da sombra como índice de ausência, de algo de que o observador tem apenas a referência mental. Começa a intervir no espaço com a aplicação das silhuetas sombreadas, em tinta ou látex, sobre paredes ou pisos. Algumas obras apresentam ampla relação com a arquitetura.

Resultado de imagem para regina silveira obras
"Linha de Sombra" - Regina Silveira abre o conceito de sombra como rastro, pegada, vestígio, que apontam para o objeto que a criou, Brasil 2009.

"Abyssal" - as ilusões de um eterno abismo da artista brasileira Regina Silveira, Polônia em 2010.

Nos anos de 1980 Regina Silveira interessa-se pela subversão dos sistemas de perspectiva. Os trabalhos partem de fotografias de objetos cotidianos, tomadas de certa altura e determinados ângulos, redesenhados com o intuito de obter compressões, dilatações e dobras. conjunto de trabalhos cuja característica comum é a representação de sombras criadas com base em distorções projetivas inventadas, nas quais o elemento causador não está presente.Recentemente, por meio de trabalhos em vinil e projeções luminosas sobre a fachada de edifícios, passa a interferir no meio urbano.


ATIVIDADE 2
Explorar  com os alunos o conceito de sombras, pedindo para que eles observem e desenhem sombras "reais". Explorar o conceito de sombras "distorcidas", que se alteram com as mudanças de posicionamento do objeto.


ATIVIDADE 3
Continuar a desenhar sombras, porém com objetos menores. Utilizar os bonecos do "forte apache" para criar estórias com estas sombras.



ATIVIDADE 4
Desenhar as estórias com sombras utilizando canetas esferográficas pretas sobre papel.



ATIVIDADE 5
Criar uma pintura utilizando as sombras do exercício anterior. Inserir cores e objetos tridimensionais (os personagens do "forte-apache").