quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ESTANDARTES CARNAVALESCOS

ESTANDARTES CARNAVALESCOS


Atividade de Artes 
Alunos do Fundamental I (1o. ao 4o ano)


CONCEITO
        O Estandarte é um tipo de bandeira ricamente bordada, às vezes em fios de ouro, e que não se presta a ser hasteada e sim levada por um grupo de pessoas como guia, abrindo caminhos. O termo "estandarte" é aplicado a vários tipos de bandeiras : bandeiras militares, religiosas, de chefes de estado ou de pessoas de famílias reais.

       "Estandarte de Ur": também conhecido como o "Estandarte da Batalha de Ur", ou o "Estandarte Real de Ur" era um artefato sumério encontrado na antiga cidade de Ur (atualmente no Iraque)Consistia em uma caixa (ou urna) em forma de trapézio (trapezoidal) com várias imagens pintadas em suas laterais com cenas que descreviam variadas situações, como a guerra e a aclamação ao rei. Acredita-se que nas antigas batalhas da Mesopotâmia, os exércitos tinham alguém designado a carregar sobre as costas uma caixa com o estandarte (um brasão amarrado a um suporte de madeira) do rei.
Estandarte de Ur (Guerra e Paz), 3500 a.C.

        Estandartes medievais: os brasões eram exibidos por famílias ou organizações. Nos torneios medievais, os cavaleiros exibiam armaduras, brasões e bandeiras durante os desfiles de apresentação, facilitando depois a sua identificação.

Brasões medievais

      Estandartes religiosos: ricamente decorados e bordados eram bandeiras utilizadas pelas comunidades religiosas e irmandades, usadas em festas religiosas. São suportados por uma vara horizontal, que forma uma cruz com a haste.



Estandarte de São José

Estandartes religiosos

    Estandartes carnavalescos: aparecem no Brasil no século XIX, composto por trabalhadores, artesãos, operários, nas festas populares de rua. Eram carregados por porta-estandartes, com o símbolo do grupo.

Porta-estandarte que aparece geralmente no início dos desfiles e tem papel fundamental, protegendo e apresentando a escola de samba ao público.

ATIVIDADE 1
Fazer com que os alunos assistam às explanações, observando o que já conhecem sobre o assunto. 

 ATIVIDADE 2
Trabalhar com  os Símbolos do Carnaval: confetes e serpentinas, máscaras de carnaval, pandeiros, rei Momo (quem comanda a folia), sambistas, sombrinhas de frevo, bonecos gigantes, pierrô, columbina e arlequim

                                
                     
            
                                         
ATIVIDADE 3
Confeccionar um estandarte com os símbolos carnavalescos e com o nome do bloco que representará a classe. Utilizar posteriormente este estandarte para um desfile de blocos de carnaval na escola.

     
















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