ESTANDARTES CARNAVALESCOS
Atividade de Artes
Alunos do Fundamental I (1o. ao 4o ano)
CONCEITO
Alunos do Fundamental I (1o. ao 4o ano)
CONCEITO
O Estandarte é um tipo de bandeira
ricamente bordada, às
vezes em fios de ouro, e que não se presta a ser hasteada e sim levada por um grupo de pessoas como guia, abrindo
caminhos. O termo
"estandarte" é aplicado a vários tipos de bandeiras : bandeiras militares, religiosas, de chefes de estado ou
de pessoas de famílias reais.
"Estandarte de Ur": também conhecido como o "Estandarte da Batalha de Ur", ou o "Estandarte Real de Ur" era um artefato sumério encontrado na antiga cidade de Ur (atualmente no Iraque). Consistia em uma caixa (ou urna) em forma de trapézio (trapezoidal) com várias imagens pintadas em suas laterais com cenas que descreviam variadas situações, como a guerra e a aclamação ao rei. Acredita-se que nas antigas batalhas da Mesopotâmia, os exércitos tinham alguém designado a carregar sobre as costas uma caixa com o estandarte (um brasão amarrado a um suporte de madeira) do rei.
Estandarte de Ur (Guerra e Paz), 3500 a.C.
Estandartes medievais: os brasões eram exibidos por famílias ou organizações. Nos torneios medievais, os cavaleiros exibiam armaduras, brasões e bandeiras durante os desfiles de apresentação, facilitando depois a sua identificação.
Brasões medievais
Estandartes religiosos: ricamente decorados e bordados eram bandeiras utilizadas pelas comunidades religiosas e irmandades, usadas em festas religiosas. São suportados por uma vara horizontal, que forma uma cruz com a haste.
Estandarte de São José
Estandartes religiosos
Estandartes carnavalescos: aparecem no Brasil no século XIX, composto por trabalhadores, artesãos, operários, nas festas populares de rua. Eram carregados por porta-estandartes, com o símbolo do grupo.
Porta-estandarte que aparece geralmente no início dos desfiles e tem papel fundamental, protegendo e apresentando a escola de samba ao público.
ATIVIDADE 1
Fazer com que os alunos assistam às explanações, observando o que já conhecem sobre o assunto.
ATIVIDADE 2
Trabalhar com os Símbolos do Carnaval: confetes e serpentinas, máscaras de carnaval, pandeiros, rei Momo (quem comanda a folia), sambistas, sombrinhas de frevo, bonecos gigantes, pierrô, columbina e arlequim
ATIVIDADE 3
Confeccionar um estandarte com os símbolos carnavalescos e com o nome do bloco que representará a classe. Utilizar posteriormente este estandarte para um desfile de blocos de carnaval na escola.
adorei!!!!
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