RETRATOS DO RENASCIMENTO
Projeto de Artes
Projeto de Artes
Alunos do Fundamental I (4o. ano)
CONCEITOS TRABALHADOS
As pinturas realistas do Renascimento, com destaque para os Retratos.
Os elementos visuais que compõem os retratos do Renascimento: Figura e Fundo.
As Paisagens das pinturas do Renascimento (fundos).
As Silhuetas como forma de representar pessoas e objetos (figuras).
As Sombras utilizadas nas artes plásticas com a artista contemporânea Regina Silveira.
RETRATOS DO RENASCIMENTO
No Renascimento (séc. XIV - XV, Itália) ainda não havia um conceito de identidade/individualidade. A proliferação dos retratos e auto-retratos neste período demonstra a preocupação dos artistas em retratar o mundo ao seu redor. Costumava-se retratar "de perfil", como os imperadores romanos. Gradualmente, porém, os retratados passaram a ser representados "de frente". Mostra-se um grande interesse pela fidelidade. Os retratos costumavam ser de pessoas influentes (filósofos, artistas,...) e com poder aquisitivo (reis, burgueses,...). Com uma técnica perfeita, mostravam a realidade da época, os traços psicológicos dos retratados, assim como os elementos naturais.
Os retratos de perfil de Battista Sforza e de Federico de Montefeltro (1472), feitos por Piero della Francesca (1420-1492), estão entre os mais conhecidos do Renascimento.
"Mona Lisa" (ou La Gioconda), de 1503-1507 é uma famosa obra de arte da autoria do italiano Leonardo da Vinci. O quadro retrata a figura de uma mulher de frente com um sorriso tímido e uma expressão introspectiva. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época.
AS PAISAGENS DAS PINTURAS DO RENASCIMENTO
A pintura de paisagem é um termo utilizado para a arte que representa cenas da natureza, como montanhas, vales, rios, árvores e florestas. Na pintura ocidental, a paisagem foi adquirindo pouco a pouco cada vez mais relevância, como fundo de quadros de outro gênero como a retrato até constituir-se como gênero autônomo. Destacando vastos espaços onde se situavam os personagens, ou sendo fundo de obras e não seu motivo principal, as paisagens se esforçavam para alcançar realismo e assim serviam para contar a história do personagem.
"A última ceia" foi pintada por Leonardo Da Vinci na parede de um refeitório no monastério de Santa Maria Delle Grazie e mede 4,6 x 8,8 m. Ela foi iniciada no ano de 1495 e levou aproximadamente três anos para ser finalizada. Retrata Jesus entre sues apóstolos. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.
"O Casal Arnolfini" é o mais famoso quadro do pintor flamnego Jan van Eyck pintado em 1434. A obra exibe o então rico comerciante Giovanni Arnolfini e sua esposa Giovanna Cenami, provavelmente em uma cena de matrimônio. A obra, considerada muito inovadora para a época em que foi concebida, exibe diversos conceitos novos relativamente às perspectivas que aparecem nos segundos planos. Note-se o espelho no fundo da composição, em que toda a cena aparece invertida, tal como a imagem do próprio artista.
SILHUETAS / SOMBRAS
Silhueta corresponde ao contorno geral de uma figura. Desenho de pessoa ou coisa, pelo qual se representa apenas este contorno, delimitando mancha negra ou de cor uniforme, como se fosse a sombra do modelo projetada num plano vertical.
Regina Silveira (Porto Alegre RS 1939) é uma artista multimídia, gravadora, pintora e professora. Nos anos 80 a artista passa a se interessar pela representação de sombras criadas com base em distorções projetivas inventadas. Faz uso da sombra como índice de ausência, de algo de que o observador tem apenas a referência mental. Começa a intervir no espaço com a aplicação das silhuetas sombreadas, em tinta ou látex, sobre paredes ou pisos.
PROJETO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS
2a. ETAPA:Desenho de observação de paisagem: o ambiente da escola (corredores, pátios,...)
Exemplo de desenhos de observação de cadernos de viagem. http://cadernodiarioesaq.blogspot.com.br/2015/09/diario-grafico-paisagem-urbana-gil.html
Alunos desenhando áreas externas da escola
3a. ETAPA: Desenho da própria silhueta, utilizando um foco de luz.
4a. ETAPA: Desenho de um autorretrato mesclando silhueta e paisagem.
3a. ETAPA: Desenho da própria silhueta, utilizando um foco de luz.
4a. ETAPA: Desenho de um autorretrato mesclando silhueta e paisagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário