quinta-feira, 28 de abril de 2016

SANDRA CINTO - TEXTURAS GRÁFICAS

SANDRA CINTO: texturas gráficas


Projeto de Artes 
Alunos do Fundamental I (3o.  ano)


CONCEITOS TRABALHADOS

  • Conhecer o que é Textura e suas variações: naturais e artificiais.
  • Reconhecer a Textura Gráfica utilizando a técnica de Frottage.
  • Conhecer os trabalhos de Sandra Cinto, que utilizam a textura associada ao elemento àgua.
TEXTURAS
TEXTURA é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada, a textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável.


TEXTURA NATURAL: é aquela que resulta da intervenção natural do meio ambiente ou que caracteriza o aspecto exterior das formas e coisas existentes na natureza. 



TEXTURA ARTIFICIAL: é aquela que resulta da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, pode-se criar texturas com características ornamentais ou funcionais.
     

TEXTURA GRÁFICA:  é a linha e o volume, um elemento visual nas Artes, que sensibiliza uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera, marcadores e tinta. Para criá-la, são utilizados pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada. Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos:
Fricção (Frottage)
•Impressão
•Colagem
•Gravura

FROTTAGE
No Frottage (esfregar), o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e faz uma fricção sobre uma superfície texturizada. O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para aperfeiçoamento. Foi desenvolvida pelo pelo pintor, escultor e artista gráfico alemão, Max Ernst, em 1925. 


Marx Ernst, realizando frottage sobre madeira.


SANDRA CINTO
Sandra Regina Cinto (Santo André, SP, 1968). Escultora, desenhista, pintora, gravadora e professora. Sandra Cinto tem desenvolvido um rico vocabulário de símbolos e linhas para criar paisagens líricas e narrativas entre fantasia e realidade. Usando o desenho como ponto de partida, a artista frequentemente dialoga com arquitetura fazendo o espectador experimentar diferentes sensações.




"After the rain", Sandra Cinto, Nova York, 2011.


ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ALUNOS
1a ETAPA: Visualizar diferentes texturas em diversas superfícies.Experimentar a técnica de frottage, decalcando as superfícies sobre papel. 





Alunos descobrindo as texturas através do Frottage

2a ETAPA:Identificar texturas gráficas que possam ser usadas para representar água, o mar e os animais aquáticos. Construir coletivamente um painel mesclando diferentes texturas.

                                    

                                       Alunos construindo um painel coletivo com texturas















Nenhum comentário:

Postar um comentário